patrimônio

Prédio do Centenário destruído em incêndio abrigará nova ala do colégio e edifício residencial

Da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

No dia em que comemora o seu 97º aniversário, a comunidade do Colégio Metodista Centenário celebra duas conquistas. Uma diz respeito à área que abrigava o prédio histórico da instituição destruído em um incêndio em maio de 2007, localizado na esquina da Rua do Acampamento com a Dr. Turi. A outra é a mudança do nome da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) para Faculdade Metodista Centenário (FMC).

Foto: Arquivo Diário
Demolição dos escombros do prédio do Centenário

A direção do Centenário deve apresentar, nos próximos dias, os detalhes do projeto do novo edifício que será erguido na área onde ficava o prédio histórico, que teve os escombros retirados em maio de 2018. A demolição do que restou do incêndio ocorreu por questão de segurança, uma vez que os escombros poderiam cair na rua e colocavam em risco a comunidade e as atividades internas da escola.

- Em parceria com uma construtora da cidade, encaminhamos um projeto que já está em tramitação na prefeitura. Nosso objetivo é que, nos 100 anos da instituição, possamos entregar o prédio para a comunidade - adianta o diretor do colégio e da FMC, Marcos Wesley da Silva.

Fames muda de nome a partir de desta terça-feira

A proposta prevê uma torre com unidades de moradia. Os primeiro e segundo andares serão destinados à instituição de ensino. O projeto vai respeitar o pé direito dos demais prédios, uma das características prediais do Centenário.

Conforme o projeto arquitetônico, será mantida a parte externa do prédio anterior, preservando a memória da construção anterior. Já a parte interna vai atender as necessidades pedagógicas atuais. A previsão é que a obra esteja concluída em março de 2022, quando o Centenário completará 100 anos.

No vídeo abaixo, o diretor celebra as conquistas:


IDENTIDADE
Em solenidade realizada ontem para a comunidade acadêmica da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), foi apresentada a nova nomenclatura da instituição de ensino que, a partir de agora, passa a se chamar Faculdade Metodista Centenário (FMC).

Segundo o diretor, Marcos Wesley da Silva, a mudança tem por objetivo promover um resgate histórico do nome Centenário e fortalecer a instituição por meio da unificação e identificação de uma única marca.

- Quando do início da implantação do colégio, há 97 anos, as missionárias que estavam aqui trabalhando na fundação da escola já sonhavam com a implantação do Ensino Superior, o que ocorreu décadas depois. Nós entendemos que deveríamos, agora, unificar o nome. O Centenário tem uma marca forte e consolidada na comunidade - destaca Marcos.

A mudança foi aprovada em outubro do ano passado pelo Conselho Universitário, e autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). A divulgação foi marcada para esta data para integrar as comemorações do aniversário do Colégio Centenário.

Atualmente, a instituição conta com cerca de 1,2 mil estudantes, divididos em turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. A demanda pedagógica e administrativa é atendida por aproximadamente 160 profissionais, incluindo professores, técnicos e estagiários.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente do Inep é demitido após suspensão de avaliação ser revogada Anterior

Presidente do Inep é demitido após suspensão de avaliação ser revogada

Laboratório de línguas da UFSM oferta vagas em curso de espanhol para a comunidade em geral Próximo

Laboratório de línguas da UFSM oferta vagas em curso de espanhol para a comunidade em geral

Educação